terça-feira, 8 de junho de 2010

Objetivo de trabalhar quadrinhos na escola


Objetivo

O Projeto História em Quadrinhos pretende apresentar a linguagem das Histórias em Quadrinhos.
O aluno conhecerá um pouco da sua história, os pioneiros, os personagens mais significativos em suas épocas, os principais estilos com: cômico, traço mais simplificado portanto mais fácil de realizar, pois com formas geométricas, é possível construir figuras; o estilo Super-Herói, criado e difundido pelos americanos, conhecido na maioria dos países está presente em quase todas as bancas de jornais e comix book shop nomes que estão na memória de muitos adultos e fazem parte da vida de muitos jovens ( Batman, Capitão América, Super-Homem, Mulher-Maravilha e muito mais); Mangá, estilo que ganhou a admiração dos adolescentes aqui no Brasil e está conquistando o mundo, é originário do Japão, país que mais produz HQ no mundo, dono de um traço inconfundível basta ver e falar de Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball Z ou Pokémon para perceber que não é novidade as crianças; tem também o estilo europeu conteúdo adulto, traços mais realistas, primor na qualidade gráfica em seus álbuns de luxo.
o aluno receberá noções de perspectiva, luz, sombra, composição, cor, estará envolvido com os elementos da narrativa gráfica, tipologia, enquadramento, planos ângulos, onomatopéia, linhas de movimento, cenário, diagramação, roteiro, criação de personagem, charge, Cartum, caricatura e tira. Atenção especial a construção da figura humana, cabeça, mãos, pés, corpo inteiro, ritmo, expressões fisionômicas, panejamento (estudo das dobras dos tecidos).
Será proposto a confecção de um Fanzine ao final do curso.
Este projeto visa utilizar a história em quadrinhos (HQ) como recurso didático na disciplina de Artes Visuais.
A HQ é um meio de comunicação de massa presente em muitos países, conhecido pelo público jovem que os lêem espontaneamente e de forma prazerosa.
Os conceitos das Artes Visuais estão embutidos nas páginas da HQ o que a torna uma ferramenta pedagógica capaz de promover uma discussão e reflexão das práticas e dos movimentos artísticos. Conhecendo sua história e traçando um paralelo com a história da humanidade, desde o tempo em que os homens se comunicavam utilizando desenhos e elementos gráficos para retratar suas aventuras pela terra. Para alguns já pode ser a primeira história em quadrinhos de que se tem notícia, passando pelos hieróglifos do Egito, até chegar a Revolução Industrial que foi uma alavanca necessária para a popularização, sem esquecer da invenção dos tipos móveis por Gutenberg em 1450, dando início a uma nova era da civilização.
O surgimento da HQ como conhecemos hoje é motivo de grande discussão e o Brasil está no meio para reivindicar a paternidade que, por enquanto, está sendo imposta pelos Estados Unidos da América, com o seu personagem “Yellow Kid” criado no ano de 1896. Para contestar, o Brasil tem um trabalho realizado por Ângelo Agostini chamado “Nhô Quim” produzido em 1869, portanto 27 anos antes e pode ser visto facilmente em bibliotecas ou adquirido em lojas especializadas, pois foi relançado em álbum de luxo, devido a sua importância histórica.
As HQ’s oferecem entretenimento, jogo, fantasia, informam, formam, educam, exercitam a criatividade, a imaginação é um incentivo a leitura, porque é uma mídia impressa como o livro e através do manuseio e do contato constante pode criar o hábito e uma intimidade que pode ser transferida para o livro.
As crianças gostam e curtem desenho animado e quadrinhos, justificativa e motivo para os educadores conhecerem e estudarem esta manifestação literária e artística que influencia, distrai e educa.
Sua própria estrutura de uma arte seqüencial é um capitulo interessante. As HQ’s unem texto e desenho; focando apenas um quadrinho, que é o principal elemento para compor a HQ encontramos várias linguagens distintas: o balão, o texto, as onomatopéias, as linhas representando movimentos, trajetórias, os personagens, a diagramação, as técnicas e os estilos. É um trabalho que pode ser feito individualmente ou em grupo.

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